ADRIANO NO TIMÃO
quinta-feira, 31 de março de 2011
Agenda de Dilma 31/03/2011
10h - Partida para Belo Horizonte (MG)
Base Aérea de Brasília
11h - Chegada a Belo Horizonte
Aeroporto da Pampulha
11h30 - Velório do ex-vice-presidente da República José Alencar
Palácio da Liberdade - Praça da Liberdade, s/nº
12h30 - Partida para Brasília
Aeroporto da Pampulha
13h30 - Chegada a Brasília
Base Aérea de Brasília
NOVO HORIZONTE DO NORTE
Estive ontem (30/03) em Novo Horizonte do Norte, minha pátria de coração. Aproveitei um compromisso para rever amigos e matar saudades. Fiquei apreensivo com a notícia que a população diminuiu com relação ao último censo. A classe política de Novo Horizonte precisa se unir. As disputas políticas recentes, eivadas de radicalidades, tem prejudicado o desenvolvimento. Política se faz com responsabilidade, o povo de Novo Horizonte merece.
terça-feira, 29 de março de 2011
Agenda de Dilma 29/03/2011
Horário local de Lisboa/Portugal: mais 4h em relação a Brasília
10h - Chegada a Lisboa / Portugal
Base Aérea de Figo Maduro
10h15 - Partida para Coimbra / Portugal
12h - Chegada a Coimbra
Hotel Quinta das Lágrimas
15h15 - Visita à Universidade de Coimbra
16h30 - Visita ao Museu Nacional Machado de Castro
segunda-feira, 28 de março de 2011
Mais de 30 presos fogem por túnel do presídio de Sinop
Fonte: Só Notícias/José Carlos Araújo/Bianca C. Zancanaro
Diversos presos fugiram, agora há pouco, por um túnel, da cela 1 do raio amarelo, do presídio Ferrugem - a maior unidade prisional da região Norte. A direção da unidade está fazendo a contagem para confirmar a quantidade de fugitivos e seus nomes. As primeiras informações indicam que seriam cerca de 35 fugitivos. Eles aguardaram anoitecer, por volta das 19h, para escapar. Inicialmente, o túnel teria mais de 11 metros de extensão e "saiu" do lado de fora do muro.
O coronel Nerci Denardi, comandante regional Norte da PM, disse ao Só Notícias que designou cerca de 100 soldados para localizar os foragidos. "Estamos aguardando a confirmação da quantidade exata de fugitivos e as buscas estão sendo feitas", disse. Os policiais estão se posicionando em locais estratégicos no Alto da Glória, onde fica o presídio. Há áreas de reservas florestais de fazendas e sítios, nas proximidades, o que deve dificultar a captura. Alguns uniformes de presidiários foram encontrados em uma mata.
Policiais Rodoviários Federais estão fazendo barreiras em alguns trechos da BR-163 em Sinop e também reforçam as buscas.
No último dia 25, conforme Só Notícias já informou, houve suspeitas que estaria sendo feito um túnel, mas não foi localizado na revista. No dia 1º deste mês, foi descoberto túnel na cela 4 com aproximadamente 17 metros de extensão. Em 18 de janeiro, dois detentos que faziam serviços externos escaparam.
Desde o início do ano, agentes carcerários descobriram ao menos três tentativas de fugas no Ferrugem, onde há mais de 550 detentos, de diversas regiões do Estado.
(Atualizada às 21:40h)
Ex-vice José Alencar é internado em estado crítico
O ex-vice-presidente José Alencar foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, Alencar foi internado com "suboclusão intestinal, em condições críticas", que sig-nifica uma obstrução do intestino com sangramento.
À noite, o ex-vice-presidente estava consciente, mas seu estado de saúde era muito grave, segundo o Jornal Nacional.
Alencar havia recebido alta em 16 de março, após 34 dias internado por causa de uma inflamação no peritônio, causada por uma perfuração no intestino. Ele luta há anos contra um câncer no abdômen. A quimioterapia já foi suspensa, pois não mais apresenta resultado.
À noite, o ex-vice-presidente estava consciente, mas seu estado de saúde era muito grave, segundo o Jornal Nacional.
Alencar havia recebido alta em 16 de março, após 34 dias internado por causa de uma inflamação no peritônio, causada por uma perfuração no intestino. Ele luta há anos contra um câncer no abdômen. A quimioterapia já foi suspensa, pois não mais apresenta resultado.
O capital internacional amplia sua presença nas áreas de produção agrícola em Mato Grosso. "Gringos" já controlam pelo menos 1 milhão de hectares com pecuária e produção de soja e milho
Estudos mostram que o processo de concentração de terras, em Mato Grosso, está cada vez mais acelerado. No Estado são muitos grupos e fundos atuando e os 20 maiores representam 20% de toda a produção agrícola. O volume exato das áreas concentradas ainda não é conhecido. “Estamos realizando um estudo para ver se conseguimos levantar esta informação”, afirma o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea), Otávio Celidônio,
De acordo com analistas, dois fatores explicam este fenômeno: o primeiro são as facilidades e benefícios que o plantio em larga escala promove, como descontos na compra de insumos, benefícios na venda do produto, diluição dos custos fixos, eficiência na produção, otimização do maquinário e mão-de-obra. O segundo fator é a facilidade de entrada de grupos estrangeiros no Estado.
O estudo apontou que apesar dos benefícios do plantio em larga escala, há algumas dificuldades que todos os produtores do Estado enfrentam, como logística e endividamento. A maneira encontrada pelos produtores de Mato Grosso foi a mesma adotada desde a colonização do Estado. “O ganho de escala proporcionado pelo aumento de área e a conseqüente diluição dos custos fixos tornou-se uma necessidade e certamente será a tendência para os próximos anos, em Mato Grosso”, afirmam os analistas.
Para Otávio Celidônio, o fenômeno da concentração de terras é uma “tendência mundial” e não vem acontecendo somente no segmento agrícola de Mato Grosso. “Vemos este processo se desencadear em várias regiões, mas precisamos estar atentos para que não venha a atrapalhar o nosso desenvolvimento”.
Muitos produtores, por exemplo, já começam a ficar preocupados com o fato de o processo de concentração de terras vir acontecendo de uma forma “muito rápida” no Estado. “Seria melhor o Estado ter uma área com mais produtores que moram, produzem, fazem o comércio e promovem o desenvolvimento regional, do que ter a maior parte de suas terras nas mãos de poucos proprietários ou grupos”, frisa.
Ao lado de Mato Grosso, São Paulo e Paraná, os maiores índices de concentração de terras verificam-se em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. Cerca de 60% das terras estrangeiras no Brasil localizam-se nestes estados. Nos seis, o tamanho das áreas destinadas à exploração varia. Alguns possuem entre 2 mil hectares e 5 cinco mil hectares. Outros, de 5 mil hectares a 10 mil hectares. Há também 10 mil a 20 mil hectares e superiores a 20 mil hectares.
CENSO - O Censo Agropecuário do IBGE mostra o agravamento da concentração de terras nos últimos 10 anos e o retrato de um modelo de desenvolvimento para o campo que está na contramão das preocupações ambientais e sociais. A concentração e a desigualdade regional são comprovadas pelo Índice de Gini da estrutura agrária do país. Quanto mais perto esse índice está de 1, maior a concentração. O censo mostra um Gini de 0,872 para a estrutura agrária brasileira, superior aos índices apurados nos anos de 1985 (0,857) e 1995 (0,856).
FONTE DIÁRIO DE CUIABÁ
Agenda de Dilma 28/03/2011
BLOG DO NOBLAT
9h - Partida para Belo Horizonte (MG)
Base Aérea de Brasília
10h - Chegada a Belo Horizonte
Aeroporto da Pampulha
10h30 - Visita à exposição "Rede Cegonha", do artista plástico Romero Britto
Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, nº 1.537 - Centro - Belo Horizonte(MG)
11h - Cerimônia de lançamento do Programa Rede Cegonha
13h - Partida para Brasília
Aeroporto da Pampulha
14h - Chegada a Brasília
Base Aérea de Brasília
16h - Nelson Jobim, Ministro da Defesa
Palácio do Planalto
sábado, 26 de março de 2011
NOVO HORIZONTE DO NORTE
Parece que a política no município de Novo Horizonte do Norte continua bem quente. Segundo informações, o site Mt24horas vem recebendo ligações informando que nos próximos dias haverá uma denúncia contundente envolvendo a política do município. Nos bastidores comenta-se que haverá mudanças ou uma “dança das cadeiras” no Poder Legislativo e também circula uma provável denúncia de irregularidades na Câmara Municipal daquele Município, referente ao ano de 2010. Vamos esperar pra ver.
Comentário meu: A política de Novo Horizonte do Norte de uns tempos para cá tem se tornado radical e improdutiva. Basta ver, a cidade não cresceu nos últimos anos. Espero aqui, sempre que possível, dar boas notícias de Novo Horizonte Norte, minha pátria de coração. Novo Horizonte do Norte precisa reencontrar seu caminho. Daqui fica a minha torcida para que o Novo Horizonte de sonhadores como eu, possa acontecer. Um povo maravilhoso, como o novohorizontino, merece ser melhor governado.
SANTA CARMEM - MISS MATO GROSSO 2011
CAPITAL DA BELEZA MATOGROSSENSE
Logo mais à noite, precisamente as 21:00 horas, a cidade de Santa Carrmem será palco da escolha da Miss Mato Grosso 2011. A Miss Mato Grosso 2011, será a representante do estado no concurso Miss Brasil. A beleza matogrossense estará sendo representada por 15 (quinze) municípios de todas as regiões do estado que estarão disputando o concurso da mais bela matogrossense. Fica aqui convite para você que mora na região norte e outras localidades, venha participar desse que é o maior evento de beleza realizado no nosso estado. O Prefeito Alessandro Nicoli e a Primeira Dama esperam superlotar o Ginásio de Esportes Enio Pipino. Venha para Santa Carmem você também !!!
sexta-feira, 25 de março de 2011
TEM ALGUM CARGO PÚBLICO AÍ ?
Dois dias depois da sinalização para perda do seu mandato de deputado federal, Ságuas Moraes começa a se articular na esperança de voltar ao comando da Educação, detentora do maior orçamento e com mais servidores das 23 secretarias da máquina do governo estadual. A corrente petista da qual fazem parte Ságuas e os ex-deputados federal e estadual, respectivamente, Carlos Abicalil e Alexandre Cesar, criaram ambiente favorável para o ex-secretário entrar em ação. Orientaram a secretária Rosa Neide a aproveitar o momento de crise que eclodiu com a decisão da Assembleia Legislativa de fazer uma devassa na Seduc e colocar o cargo à disposição. Rosa assim o fez.
O grupo vai agora pressionar o governador Silval Barbosa para renomear Ságuas no primeiro escalão. O petista respondeu pela secretaria por mais de 3 anos no governo Blairo Maggi. Nesse ínterim, sua vaga na AL foi ocupada por Alexandre. A mesma corrente petista, capitaneada por Abicalil, emplacou a então adjunta Rosa Neide como titular.
Por causa de indícios de irregularidades na Seduc, dona de um orçamento anual de R$ 1,3 bilhão e com mais da metade dos quase 100 mil servidores, Rosa mandou avisar ao Palácio Paiaguás que não desejar continuar no cargo. Teme que "bombas" de gestões passadas, inclusive do período em que Ságuas respondeu pela pasta, venham explodir em sua administração, já que os deputados resolveram agora fechar o cerco contra setores do governo, com trabalho de fiscalização numa linha mais dura.
O retorno do ainda deputado ao Executivo seria também uma forma de se "autoblindar". Ex-prefeito de Juína por duas vezes e ex-deputado estadual também por dois mandatos, Ságuas possui habilidade política e boa relação com a maioria dos parlamentares. Assumindo a Seduc, ele próprio atuaria como bombeiro para apagar incêndio e não deixar a Assembleia queimar o governo e sua gestão.
Ságuas vai perder a cadeira de deputado federal por causa da decisão do Supremo Tribunal Federal, que transferiu para as eleições de 2012 a validade da Lei da Ficha Limpa. Por causa disso, 13.289 votos de alguns candidatos enquadrados como fichas sujas e que estavam sub judice passam a ter validade, o que provoca dança das cadeiras devido ao quociente eleitoral. Entra na vaga o tucano Nilson Leitão. O petista "dançou". O Tribunal Regional Eleitoral vai se pronunciar sobre o assunto na próxima semana.
Número de mortos na tragédia do Japão chega a 9.700
Cerca de 200 mil pessoas estão vivendo em abrigos oferecidos pelo governo
O número de mortos em consequência do terremoto e do tsunami do dia 11 de março no Japão subiu para 9.700. Os desaparecidos somam 16.501, de acordo com o último boletim da Polícia japonesa.
Treze dias depois do terremoto de 9 graus no litoral nordeste do Japão, o pior desastre natural no país após a Segunda Guerra Mundial, a previsão é que o número de vítimas ainda aumente, enquanto se tenta reconstruir as estruturas danificadas para atender aos desabrigados. Cerca de 200 mil pessoas deixaram suas casas e estão vivendo provisoriamente em um dos 2.000 abrigos oferecidos pelo governo.
Segundo os números oficiais, em Miyagi houve 5.714 mortos, além de 2.939 em Iwate e 812 em Fukushima, enquanto os desaparecidos são contados aos milhares nessas três Províncias, as mais devastadas.
A emissora de TV NHK disse que o menor número de vítimas na província de Fukushima pode ser explicado pela suspensão das tarefas de busca no perímetro de evacuação de 20 km ao redor da instável usina nuclear de Fukushima Daiichi.
Nessa área de exclusão há localidades litorâneas muito afetadas pelo terremoto e o posterior tsunami, como Futaba e Minami Soma. Segundo os dados da Polícia japonesa, há pelo menos 18 mil casas destruídas e 130 mil edifícios danificados, sobretudo nas áreas litorâneas do nordeste.
A estrada de Tohoku, que liga Tóquio às áreas mais devastadas pelo terremoto do dia 11, foi reaberta ao tráfego nesta quinta-feira (24) pela primeira vez, informou a NHK. Os 300 km de estrada entre a capital japonesa e Utsunomiya, na Província de Tochigi, e Ichinoseki, em Iwate, foram reabertos às 6h da hora local (18h de quarta-feira pelo horário de Brasília). Desde o terremoto do dia 11, o Japão é atingido por fortes réplicas e em praticamente todos os dias há um tremor de mais de 6 graus na escala Richter.
quinta-feira, 24 de março de 2011
NILSON LEITÃO É DEPUTADO FEDERAL !!!
O ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão, com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), irá assumir uma vaga na Câmara Federal. O STF decidiu ontem que a aplicação da Lei da Ficha Limpa somente poderá ocorrer nas eleições de 2012.
Vale ressaltar que Nilson Leitão é ficha limpa, o que o levará a ocupar a vaga do petista Ságuas Moraes é a validação dos votos do ex-tenente William Dias que até agora não foram computados.
Boa sorte Nilson !!!
quarta-feira, 23 de março de 2011
STF ADIA APLICAÇÃO DA LEI DA FICHA LIMPA
EM MATO GROSSO HAVERÁ MUDANÇA NA CÂMARA FEDERAL
Nilson Leitão ex-prefeito de Sinop |
Com o desempate por parte dos Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), da Lei da Ficha Limpa, haverá significativas mudanças na composição do Congresso Nacional.
Em Mato Grosso o ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão, deverá ocupar a cadeira de Deputado Federal em substituição ao Deputado Ságuas Moraes do PT.
Nilson Leitão será beneficiado pela validação dos votos do seu companheiro de coligação, ex-tenente Wiliam Dias, que terá seus votos validados com a aplicação da Lei da Ficha Limpa somente nas eleições de 2012.
Nilson Leitão será beneficiado pela validação dos votos do seu companheiro de coligação, ex-tenente Wiliam Dias, que terá seus votos validados com a aplicação da Lei da Ficha Limpa somente nas eleições de 2012.
O voto de Fux encerra a discussão sobre quando a lei vai começar a valer, mas inaugura outra. Agora, o Supremo deve receber recursos de candidatos barrados em 2010 e até mesmo de processos judiciais por parte daqueles que não puderam tomar posse.
Fux deu razão à tradição ao iniciar seu voto afirmando que a lei "é um dos mais belos espetáculos democráticos" já vistos no Brasil, uma vez que veio por iniciativa popular. O ministro também criticou os candidatos ficha-suja ao dizer que "espera-se moralidade no pensar e no atuar". Fux seguiu uma linha semelhante à do ministro Gilmar Mendes, relator do caso que centrou seu voto na impossibilidade de a lei retroagir para atingir os candidatos barrados.
- O melhor dos direitos não pode ser aplicado contra a Constituição. O intuito da moralidade é de todo louvável, mas estamos diante de uma questão técnica e jurídica, que é saber se a criação de critérios de inelegibilidade em ano de eleições viola o artigo 16 da Constituição Federal [a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência.
Fux deu razão à tradição ao iniciar seu voto afirmando que a lei "é um dos mais belos espetáculos democráticos" já vistos no Brasil, uma vez que veio por iniciativa popular. O ministro também criticou os candidatos ficha-suja ao dizer que "espera-se moralidade no pensar e no atuar". Fux seguiu uma linha semelhante à do ministro Gilmar Mendes, relator do caso que centrou seu voto na impossibilidade de a lei retroagir para atingir os candidatos barrados.
- O melhor dos direitos não pode ser aplicado contra a Constituição. O intuito da moralidade é de todo louvável, mas estamos diante de uma questão técnica e jurídica, que é saber se a criação de critérios de inelegibilidade em ano de eleições viola o artigo 16 da Constituição Federal [a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência.
Mesmo com problemas no áudio do plenário, Fux não interrompeu seu voto e reafirmou que não se pode retroagir em uma lei para prejudicar qualquer que seja o alvo. O ministro voltou a defender a boa-fé da lei, mas criticou o prazo no qual ela foi aprovada.
O projeto de lei chegou à Câmara dos Deputados em setembro de 2009, mas foi votado apenas em maio de 2010. Para que tivesse validade, a Ficha Limpa teria de ter sido aprovada antes de outubro de 2010.
- As pessoas que clamam de forma contrária devem ser ouvidas, respeitadas, mas não encontram embasamento no ordenamento jurídico brasileiro e nem nas civilizações democráticas ocidentais. A lei da Ficha Limpa é a lei do futuro. É uma aspiração legítima da nação brasileira, mas não pode ser um desejo saciado no presente porque isso fere a Constituição brasileira.
O projeto de lei chegou à Câmara dos Deputados em setembro de 2009, mas foi votado apenas em maio de 2010. Para que tivesse validade, a Ficha Limpa teria de ter sido aprovada antes de outubro de 2010.
- As pessoas que clamam de forma contrária devem ser ouvidas, respeitadas, mas não encontram embasamento no ordenamento jurídico brasileiro e nem nas civilizações democráticas ocidentais. A lei da Ficha Limpa é a lei do futuro. É uma aspiração legítima da nação brasileira, mas não pode ser um desejo saciado no presente porque isso fere a Constituição brasileira.
Direto do Plenário: Ficha Limpa volta a ser analisada pelo STF
Começou, há instantes, no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 633703, processo no qual se discute a constitucionalidade da chamada Lei da Ficha Limpa e sua aplicação nas eleições realizadas em 2010. O relator do processo é o ministro Gilmar Mendes.
O recurso foi ajuizado por Leonídio Henrique Correa Bouças, candidato a deputado estadual em Minas Gerais que teve seu registro negado com base na Lei Complementar (LCP) 64/90, artigo 1º, inciso I, alínea “L”, com as alterações da LCP 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa.
No único julgamento sobre o tema realizado pela Corte, os ministros chegaram a um empate de cinco votos a cinco, e acabaram mantendo o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de que a lei se aplicaria ao pleito de 2010.
Na ocasião, votaram favoravelmente à aplicação da lei em 2010 os ministros Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto e Ellen Gracie. E contra a aplicação da norma no último pleito os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso.
Em instantes, mais detalhes.
SANTA CARMEM: A CAPITAL DE BELEZA MATOGROSSENSE NESTE FINAL DE SEMANA
Santa Carmem, a 35 Km de Sinop, será neste final de semana a capital da beleza matogrossense com a realização do Miss Mato Grosso 2011. Os últimos preperativos estão sendo realizados para a grande festa da escolha da mais bela matogrossense. O evento será realizado no dia 26 próximo (sábado) no Ginásio de Esporte Enio Pepino a partir das 20:00 horas. Espera-se a participação de aproximandamente dezoito municípios. O governador do Estado, Silval Barbosa e sua esposa senhora Roseli já confirmaram presença. A entrada será cobrada atráves do donativo de 01 (um) kg de alimento não perecível e mesas estão sendo vendidas a R$ 200,00 (duzentos reais) na secretaria de ação social do município. Você está convidado !!!!
BBB 11: Por que Rodrigão foi eliminado
Ele era um dos favoritos ao prêmio de R$1,5 milhão do Big Brother Brasil 11. Mas Rodrigão foi eliminado nesta terça-feira, 22, no penúltimo Paredão do BBB11. Rodrigão foi eliminado com 51% dos votos. O Paredão foi entre Daniel, Diana e Rodrigão. OsPaparazzi apontava uma disputa acirrada entre Diana e Rodrigão. E foi o que aconteceu. O brother perdeu por pouco. E segundo o próprio apresentador Pedro Bial, Rodrigão errou ao escolher suas amizades.
Por que Rodrigão foi eliminado do BBB 11? Primeiro relembre o que disse Pedro Bial ao entrevistar Rodrigão na saída da casa. "Rodrigão, primeiro saiu o Maurício Mau-Mau, depois saiu a Jaqueline e depois a Paula. Pensando nisso, agora você entende por que foi eliminado?". Rodrigão disse que não se arrependeu as amizades que fez dentro do reality show. Ainda dentro da casa, o brother garantiu que não fez nenhuma inimizade.
Mas Rodrigão foi para o grupo errado, na hora errada. "Na reta final do programa, o Rodrigão escolheu o lado errado. O lado que mais agrada o público é o lado de Daniel, Maria e Wesley. Daniel e Maria, os engraçados, Wesley, o médico do bem. Rodrigão também tem amizade com eles. Mas preferiu ter maior proximidade com Diogo, vilão, Maurício, vilão, Jaqueline, foi para o lado errado e Paula, idem. O lado do Rodrigão desmoronou", comentou Anderson Luís Garcia, blogueiro de Big Brother Brasil.
Na opinião de Anderson, se não depender da sorte e apenas de votação, a final do BBB11 deverá ser entre Daniel, Maria e Wesley. Quem vence o programa? Daniel é um dos favoritos, pelo estilo engraçado. Mas Wesley, o homem do coração puro e apaixonado, e Maria, a "maluquinha" engraçada e autêntica também são fortes candidatos ao prêmio de R$1,5 milhão, que deve ser decidido nos detalhes.
Por que Rodrigão foi eliminado do BBB 11? Primeiro relembre o que disse Pedro Bial ao entrevistar Rodrigão na saída da casa. "Rodrigão, primeiro saiu o Maurício Mau-Mau, depois saiu a Jaqueline e depois a Paula. Pensando nisso, agora você entende por que foi eliminado?". Rodrigão disse que não se arrependeu as amizades que fez dentro do reality show. Ainda dentro da casa, o brother garantiu que não fez nenhuma inimizade.
Mas Rodrigão foi para o grupo errado, na hora errada. "Na reta final do programa, o Rodrigão escolheu o lado errado. O lado que mais agrada o público é o lado de Daniel, Maria e Wesley. Daniel e Maria, os engraçados, Wesley, o médico do bem. Rodrigão também tem amizade com eles. Mas preferiu ter maior proximidade com Diogo, vilão, Maurício, vilão, Jaqueline, foi para o lado errado e Paula, idem. O lado do Rodrigão desmoronou", comentou Anderson Luís Garcia, blogueiro de Big Brother Brasil.
Na opinião de Anderson, se não depender da sorte e apenas de votação, a final do BBB11 deverá ser entre Daniel, Maria e Wesley. Quem vence o programa? Daniel é um dos favoritos, pelo estilo engraçado. Mas Wesley, o homem do coração puro e apaixonado, e Maria, a "maluquinha" engraçada e autêntica também são fortes candidatos ao prêmio de R$1,5 milhão, que deve ser decidido nos detalhes.
STF decide hoje sobre Ficha Limpa
O artigo 16 da Constituição Federal estabelece que novas regras eleitorais só podem entrar em vigor até um ano antes da votação
A validade da Lei da Ficha Limpa está nas mãos do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nomeado este mês, ele vai encarar hoje um grande desafio: desempatar a votação na qual cinco ministros da Corte opinaram pela aplicação da lei nas eleições de 2010 e outros cinco, de forma contrária. Em 2010, diante do impasse, os ministros optaram por manter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que considerava a lei válida para o ano passado. Com o voto de Fux, há a chance de reviravolta na interpretação. Está na pauta do plenário um recurso do deputado estadual Leonídio Bouças (PMDB-MG), que teve o registro de candidatura negado porque tinha sido condenado por improbidade administrativa – um dos empecilhos para concorrer às eleições. Será discutido quando a lei passa a ter validade.
O artigo 16 da Constituição Federal estabelece que novas regras eleitorais só podem entrar em vigor até um ano antes da votação. Como a lei foi publicada em junho de 2010, ela não poderia ser aplicada no mesmo ano. Mas há ministros que argumentam que a regra não mudou o processo eleitoral, apenas o moralizou. O caso tramita com repercussão geral, ou seja, o entendimento de hoje deverá ser aplicado a outros recursos.
Redação CORREIO
terça-feira, 22 de março de 2011
A CRIATURA COMEÇA A SE VOLTAR CONTRA O CRIADOR
De forma indireta, a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, criticaram nesta terça-feira a gestão na área de saúde do governo anterior.
Ao lançar em Manaus o programa de prevenção e tratamento de colo de útero e de mama, Dilma disse que dos 4 mil mamógrafos que existem no país, grande parte deles está quebrada ou sendo subutilizada
Ela disse ainda que os aparelhos foram mal distribuídos nos estados. Já Padilha chegou a dizer que os equipamentos que estão nas redes públicas de saúde têm baixa produtividade.
Comentário meu: É só o começo, quem viver verá. O governo Lula não vai deixar saudades.
Fonte: Blog do Noblat
Ficha Limpa: decisão do STF deve sair amanhã
Votação terminou empatada, mas novo ministro poderá agora resolver o impasse
O Globo
O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a discutir amanhã a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições do ano passado. Está na pauta do plenário um recurso do deputado estadual Leonídio Bouças (PMDB-MG), barrado das urnas por ter sido condenado por improbidade administrativa, um dos motivos de inelegibilidade previstos na lei.
No ano passado, houve empate no julgamento do tema no STF. Os ministros decidiram manter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considera a validade imediata da lei. Como agora a composição do Supremo está completa, com 11 ministros, a interpretação pode ser alterada.
O julgamento sobre o caso de Jader Barbalho (PMDB-PA), que disputou vaga ao Senado, terminou em cinco votos a cinco, mas prevaleceu a decisão do TSE, barrando a candidatura.
Jader tinha sido vetado porque renunciou ao mandato de senador em 2001 para escapar de processo de cassação — outro motivo de inelegibilidade listado na lei. O empate no julgamento ocorreu porque a composição da Corte estava incompleta desde a aposentadoria de Eros Grau, em agosto de 2010. O substituto, Luiz Fux, tomou posse da vaga no último dia 3, com a missão de desempatar a votação.
Em entrevistas, Fux declarou que a nova lei é importante para preservar a moralidade da política. No entanto, ele não anunciou qual será seu voto no STF:
— Quanto à lei em geral, é uma lei que conspira em favor da moralidade administrativa, como está na Constituição.
A polêmica instalou-se quanto ao início da validade da lei. O artigo 16 da Constituição estabelece que novas regras eleitorais só podem entrar em vigor até um ano antes da votação. Como a lei foi publicada em junho de 2010, ela não poderia ser aplicada no mesmo ano. No entanto, há ministros que argumentam que a regra não mudou o processo eleitoral, apenas o moralizou.
Os ministros Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Ellen Gracie defenderam que a lei deve ser aplicada na eleição do ano passado.
Os ministros José Antonio Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cezar Peluso alinharam-se no time oposto. Ainda não se sabe como Fux deve votar.
Comentário meu: Essa votação no STF pode mudar substancialmente a composição no congresso nacional. Com relação a Mato Grosso, o Ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão, pode assumir a vaga que atualmente é ocupada pelo Deputado Ságuas, em ocorrendo a validação dos votos obtidos pelo candidato Wiliam Dias da coligação PSDB, PTB e DEM. É esperar para ver.
segunda-feira, 21 de março de 2011
domingo, 20 de março de 2011
Sinop: prefeitura avalia proposta do Sintep para acabar greve
Fonte: Redação Só Notícias
Uma equipe da prefeitura de Sinop iniciou, hoje pela manhã, no gabinete do prefeito Juarez Costa (PMDB), a análise da proposta entregue ontem pelos profissionais da Educação para dar um fim a greve dos profissionais da área que já dura mais de um mês. "Agora cedo estamos retomando o início dos cálculos para atender as reivindicações de acordo com a condição financeira da prefeitura. Ontem, conseguimos dar uma boa adiantada", afirmou, em entrevista ao Só Notícias, o secretário municipal de Educação, Antônio Tadeu Azevedo.
A intenção é dar a resposta o quanto antes ao Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) para que seja feita a análise e a paralisação encerrada. "Estamos fazendo todo o esforço para atender as reivindicações. Isso, inclusive, foi uma determinação do prefeito", completou Tadeu.
Os profissionais da Educação concordaram, nesta proposta, que retornam ao trabalho, desde que as reivindicações sejam atendidas. Entre elas a aprovação do Projeto de Plano, Cargos, Carreira e Salários (PCCS) no Legislativo, para implantação gradual, afim de beneficiar todos os 1,4 mil profissionais.
Eles pedem também alteração dos coeficientes de progressão da carreira dos professores, mantendo-se o atual valor do piso salarial de 40h (R$ 1.266,92). "Estamos aguardando a resposta, agora, a pressa é deles [prefeitura]", disse a presidente do Sintep, Sidinei Cardoso, ao Só Notícias. Ela ressaltou que a greve será encerrada somente após aprovação do PCCS pelos vereadores. Cerca de 13 mil alunos continuam sem aulas.
Comentário meu: A greve dos profissionais de Educação de Sinop caminha para seu final. O que ficou evidenciado nessa greve é o disintonia entre o Poder Executivo e a categoria. A secretaria de educação precisa urgentemente de implementar um novo modelo de gestão, com ênfase ao diálogo e busca de proximidade com os profissionais, o que não ocorre atualmente. Liderança não se impõe, conquista.
quinta-feira, 17 de março de 2011
Agenda de Dilma 17/03/2011
Blog do Noblat
Blog do Noblat
9h - Partida para Uberaba (MG)
Base Aérea de Brasília (DF)
Base Aérea de Brasília (DF)
9h50 - Chegada a Uberaba Aeroporto de Uberaba
10h30 - Assinatura de Protocolo de Intenções entre o Governo do estado de Minas Gerais, Petrobras e Cemig para a implantação de gasoduto e da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados de Uberaba Centro de Eventos da ABCZ “Rômulo Kardec”, Av. Barão do Rio Branco, nº 1717, São Benedito
12h20 - Partida para Brasília Aeroporto de Uberaba
13h10 - Chegada a Brasília Base Aérea de Brasília
16h - Fernando Haddad Ministro da Educação
É uma vergonha para MT ter o Bosaipo no TCE, dispara Taques
Andréa Haddad - Rdnews
Autor das denúncias que culminaram na Operação Arca de Noé, o ex-procurador da República Pedro Taques, hoje senador pelo PDT, afirma que é uma vergonha para Mato Grosso ter Humberto Bosaipo no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas (TCE). “Mais uma vez Mato Grosso vai aparecer de forma negativa na imprensa nacional pelos atos de improbidade cometidos por Bosaipo”, dispara Taques.
Nesta quarta (16), o conselheiro foi afastado do TCE, por um ano, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que acatou denúncia de crimes de peculato e lavagem de dinheiro, supostamente cometidos à época em que Bosaipo exercia mandato de deputado estadual e ocupava a Mesa Diretora da Assembleia.
Taques defende que o Tribunal de Justiça tome decisão semelhante à do STJ em relação aos processos do presidente da AL, José Riva (PP), denunciado junto com Bosaipo por 34 vezes, cada um. “Por que a Assembleia não instala uma CPI para investigar o Riva também, já que os crimes são os mesmos?”, questiona Taques.
Ela lembra que as investigações, iniciadas em 2002, apontam desvio de R$ 300 milhões nos cofres da Casa. Ao constatar os indícios de irregularidades, Taques apresentou denúncias à Justiça Federal, que a deflagrou a Operação Arca de Noé. Na ocasião, segundo a denúncia, cheques emitidos pela AL para pagamento de despesas inexistentes foram apreendidos na Confiança Factoring, de propriedade do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro.
Por se tratar de investigação contra deputados estaduais, Taques enviou cópias das denúncias ao Ministério Público Estadual, que as remeteu ao STJ. “A decisão de afastar Bosaipo do TCE mostra que algo está começando a mudar, mas ainda falta o Riva”, avalia o senador.
Apesar de serem alvos das mesmas denúncias, Bosaipo e Riva tiveram os processos desmembrados no STJ. Na decisão, o relator, ministro Francisco Falcão, alegou “multiplicidade de réus e motivo relevante residente no fato da possibilidade de, nas condições citadas, procrastinar-se feito em que há réu preso, além da clara possibilidade de transcurso do prazo prescricional durante a instrução criminal”. As denúncias contra Riva foram encaminhadas ao Tribunal de Justiça.
Assinar:
Postagens (Atom)